Medicina - Doutor António de Melo Sereno

António de Melo Sereno nasceu no lugar de Lanheses, a 12 de Junho de 1911, filho de Manuel Gomes Correia Sereno e de D. Maria do Carmo de Melo Sousa Sereno, residentes no lugar de Lanheses.

Em 1937, concluiu o curso de medicina e cirurgia, na Faculdade de Medicina da cidade do Porto. Foi recebido, festivamente, na sua terra natal, no dia 20 de Agosto desse ano, com a presença de familiares, amigos e muito povo da freguesia.

Em Lisboa, frequentou e concluiu o curso de Medicina Tropical.

Abriu consultório médico na sua casa de Lanheses, onde era ajudado pela sua irmã Margarida. Também começou a prestar serviço no Hospital de Águeda.

Casou com D. Júlia Gamelas Teixeira, da cidade de Aveiro, havendo do matrimónio cinco filhos: Carlos Manuel (médico neuro-cirurgião, em Lisboa), Pedro Manuel (médico, em Lisboa), João (gestor comercial), António (Eng. Técnico-agrário), e Maria do Carmo (educadora-infantil).

Em 1957 foi para S. Tomé, onde exerceu medicina e viveu com sua família até ao ano de 1972.

Após o seu regresso, ingressou novamente no Hospital de Águeda e ficou a prestar serviço na Caixa de Previdência , servindo os postos de Albergaria-a-Velha e de Valongo do Vouga.

Foi homenageado, em 9 de Junho de 1981, pelos seus colegas do corpo clínico do Hospital de Águeda, com a realização de um jantar de confraternização, na Estalagem de Sangalhos, com a presença de sua Esposa e filhos.

O Dr. António Sereno sempre se revelou um profissional de elevada craveira, sendo reconhecido como um grande médico, tendo dedicado a todos os seus conterrâneos e doentes, uma atenção e carinho especiais.

Tem uma rua com o seu nome, no lugar de Lanheses, homenagem da Junta de Freguesia.

 

Faleceu no dia 11 de Agosto de 1989, com 78 anos, encontrando-se sepultado no cemitério paroquial de Valongo do Vouga.

 


Informação retirada e adaptada do livro: "De UALLE LONGUM a VALONGO do VOUGA" de António Simões Estima

Arte - Manuel Fernandes

 

Página em Construção

Manuel Fernandes, também conhecido por Manuel Serrano, e atualmente Manuel Fernandêz, já que reside permanentemente na Espanha e a lei assim o obrigou.

 

 

 

 

 

Música - Marcial Rodrigues de Sá

Música - Marcial Rodrigues de Sá

Página em Construção

 

Política - Joaquim Ferreira Rachinhas

Página em Construção
Foi Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga

ÚLTIMAS NOTÍCIAS