A Capela de São Miguel e o Largo de São Miguel são pontos a visitar, quer pela beleza, quer pelo acolhimento que oferecem aos seus visitantes. A capela nova de São Miguel tem imagens de S. Miguel do século XVI e a Trindade em madeira.

   

 

Existe também a antiga capela de São Miguel, no meio do lugar, já bastante antiga.

 

 

 

 

Ao fundo do lugar, encontra-se um Cruzeiro do Século XVIII, sempre bem cuidado e com flores frescas. Trata-se de um Cruzeiro barroco de caminho constituído por um soco de forma quadrangular, uma coluna facetada de quatro faces, um plinto liso onde se encontra inscrita a data de 1753, um capitel com molduras lisas e, no cimo, uma cruz latina. Exibe um alpendre aberto de planta quadrangular com cúpula.

A Casa e a Quinta da Aguieira são o principal ponto de interesse desta localidade. Este solar tem uma arquitectura popular, com uma planta irregular composta por uma ala residencial, uma capela e anexos. Estes diferentes corpos encontram-se ligados por uma passagem superior fechada com coberturas diferenciadas.

                                                  

 

 

Este lugar foi cabeça de um pequeno concelho com o foral da Comenda do Pinheiro da Ordem de Cristo, dado por D.Manuel I a 6 de maio de 1514. Veio a ser extinto, por decreto de 6 de Novembro e 31 de Dezembro de 1836, tendo depois sido integrado no concelho de Águeda então criado.

Augusto Soares de Souza Baptista no seu estudo "Terras do Concelho de Águeda", publicado pelo arquivo Distrito de Aveiro, vol.XVII diz que a aldeia actual deve ter-se formado depois do século XIII. Acredita-se que Aguieira vem de ÁQUILA (águia) porque diz-se que era um lugar de águias. no entanto, há quem diga que deriva de água como Águeda e relaciona-se com a nascente que havia ali e que outrora era mais fundo, formando um charco.

 

Relacionados com esta localidade, destacam-se as seguintes personalidades:

 

 Carlos Alberto Carneiro Pereira

António Martins Rachinhas

Agostinho Baptista Teles de Figueiredo Pacheco

Joaquim Álvaro Teles de Figueiredo Pacheco

José Agostinho Figueiredo Pacheco Teles

Nicolau Baptista Teles de Figueiredo Pacheco

 

 

 

É considerada a sala de visitas da Vila de Valongo do Vouga pela receção graciosa que o Largo de São Miguel oferece. Este Largo integra a Capela de São Miguel, o Santo Padroeiro desta localidade, cuja festa se realiza no primeiro Domingo de Setembro. Integra ainda um espaço infantil e um espaço de cariz social.

Esta localidade é composta pelas seguintes ruas:

Rua Cabeço

Beco Cabeço

Rua Vale das Figueiras

Rua Vale

Rua Aguieira Velha

Rua Caminho de Ferro

Rua Sobreirinhas

Rua Paulo Rocha

Rua Apeadeiro

Viela Meiral

Rua Visconde Aguieira

Travessa Verdelha

Rua Verdelha

Rua Portela

Rua Covão

Rua Bacelinhos

Rua Casal

Viela Várzea

Rua Figuras Populares

Rua Vale do Rico

Rua Raso

Travessa Vale Rico

Rua Viade

Rua Vale de Assequins

Rua Levada

Rua Cumeada

Rua Quinta

Rua Sobreiral

Rua Quinta dos Gaios

Rua Emigrante

Travessa Cumeada

ÚLTIMAS NOTÍCIAS