A capela da Arrancada, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, inclui esculturas antigas: a Virgem com o Menino, São Mateus, São Cosme, São Silvestre, São Tiago e a Trindade. Capela barroca de planta longitudinal constituída por um endonártex, uma nave e uma capela-mor mais baixa e estreita. A actual capela foi construída entre 1938 e 1939. Destaque para os retábulos colaterais novecentistas revivalistas e para o retábulo-mor de talha em branco de estilo barroco nacional.

 

 

Em ponto mais alto da povoação, eleva-se a capela de Santo António. Capela de planta longitudinal, composta por uma nave, uma capela-mor mais baixa e estreita e uma sacristia adossada. No interior, destaque para as pinturas murais na nave, representando a vida de Santo António, e para os retábulos novecentistas revivalistas.

 

 

Ao fundo do lugar encontra-se um cruzeiro de templete. Trata-se de um Cruzeiro maneirista de caminho assente sobre um soco quadrangular, com uma coluna facetada de quatro faces com um fuste sobre um plinto, encimado por um capitel com molduras lisas e por uma cruz latina. Apresenta um alpendre aberto de planta quadrangular assente sobre quatro colunas toscanas onde se apoia uma cúpula com cobertura piramidal.

 

 

 

Na Arrancada pode-se também visitar no cimo do lugar, as cruzes de pedra que constituem o calvário e mesmo lado os famosos Penedros.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS