Obra da autoria de Dr. Henrique Vaz de Andrade de Basto Ferreira, editada em 1925. Trata-se de um romance, que se desenrola nos arredores do Rio Vouga, pasando pelos lugares de Valongo do Vouga, Macinhata do Vouga, Trofa do Vouga, entre outras.

Esta obra é um retrato histórico do início do Século XX em Valongo do Vouga e arredores, sendo de grande valor cultural. No entanto, o número de exemplares é muito limitado, já que apenas houve uma edição, dado que o autor se apercebeu de um pormenor histórico incorreto e ter optado por não reeditar a obra.

A obra é composta por 304 páginas.

 

Mercê de uma pesquisa de cerca de uma década, o autor, António Martins Rachinhas, conseguiu identificar as suas “raízes” nos últimos quinhentos anos, assim como a origem do seu apelido “Rachinhas” cuja  primeira referência surge em 1744.

Trata-se duma história que abrange quinze gerações e que se inicia cerca do ano de 1500, época dos descobrimentos portugueses.

 

 

 

 

 

 

Depois dos livros “ A Escola C + S de Valongo do Vouga “ e “ A Vila de Valongo do Vouga ”, o autor António Martins Rachinhas, mostra-nos outra vertente da história da nossa terra: a religiosa.

Nesta obra, estão documentados vários trabalhos e fotografias sobre a Paróquia de São Pedro de Valongo do Vouga que evidenciam a sua antiguidade e importância, ao longo dos tempos, no contexto da Diocese de Aveiro.

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mónica Silva Vence a Maratona S. Silvestre no Porto

    A valonguense Mónica Silva (S. C. Salgueiros) foi a vencedora da 28ª Lidl S. Silvestre Portoc om o tempo oficial de 35:20. A prova teve lugar no passado domingo, dia 8 de Janeiro.
  • “Planeta Alegria”, de Valongo do Vouga para o mundo

      O programa “Planeta Alegria”, também conhecido como o programa dos “apanhados” na rádio é um programa radiofónico, gravado na localidade de Valongo do Vouga e transmitido um pouco por todo o mundo, com...