António Simões Estima nasceu a 2 de Janeiro de 1926 em Valongo do Vouga.
Fez o Curso de Comércio na Escola industrial e Comercial Madeira Pinto de Águeda e frequentou o Curso Liceal no Colégio de S. Bernardo de Águeda.
Em 1948. ingressou no quadro da Direcção Geral das Contribuições e Impostos do Ministério das Finanças. Fez o estágio obrigatório na Repartição das Finanças de Águeda, tendo prestado provas públicas nacionais e tendo sido nomeado aspirante de finanças. Progrediu na respectiva carreira profissional e ocupou os seguintes lugares: escrivão no Tribunal do Contencioso das Contribuições e impostos de Lisboa; perito de fiscalização Tributaria de 1ª classe; técnico orientador dos Serviços de Planeamento a Coordenar do da Administração Central nos distritos de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda; fez parte do grupo de trabalho de estudo para a reforma dos Serviços de Fiscalização Tributária; mediante concurso público nacional foi nomeado chefe de divisão dos Serviços de Fiscalização Tributária da Direcção de Finanças de Aveiro, tendo-se aposentado em 1986, depois de ter prestado mais de 38 anos de serviço efectivo.
De pensamento livre e democrático advoga uma sociedade de valores em que a ética, o humanismo, a competência e a responsabilidade sejam uma prática social.

Gosta de colaborar e participar na vida social da sua terra. Foi presidente da Junta do Freguesia; presidente da Assembleia de Freguesia: vereador na Câmara Municipal; presidente da Direcção da Assembleia Geral da Associação Desportiva Valonguense: presidente da direcção da Casa do Povo: presidente do conselho fiscal da Caixa de Crédito Agrícola; membro do conselho fiscal dos bombeiros Voluntários, da Santa Casa da Misericórdia e da Radio Botaréu, de Águeda.
Tem varias paixões: os negócios e as viagens. Depois de aposentado fundou duas empresas do ramo imobiliário. Das viagens, conhece quase todos os países da Europa, alguns da América e África. Encanta-o o contacto com outras gentes, costumes e civilizações.
Interessa-se pelo passado e anima-o o desejo do prestigiar a sua terra contribuindo com a escrita para levar às suas Gentes um pouco da sua história. É autor da monografia "DE UALLE LONGUM A VALONGO DO VOUGA".
Possui uma colecção de caricaturas da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, que já esteve em exposição na Galeria da Câmara Municipal de Águeda. Este seu interesse pela caricatura surgiu durante o período em que residiu em Lisboa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS