Nasceu em Arrancada a 19 de Fevereiro de 1900 e faleceu a 30 de Abril de 1971 aos 71 anos.

Foi pedagogo, jornalista e escritor. Este senhor era tratado e conhecido por Inspetor, já que, após ter frequentado vários cursos, foi promovido a Inspetor Orientador do Ministério da Educação e trabalhou muito tempo com essas funções no distrito de Setúbal, Castelo Branco, Braga, Porto e no distrito de Aveiro, onde se radicou.

Era filho de Joaquim Gomes dos Santos e de Lucinda Augusta Gomes de Oliveira, também naturais e residentes em Arrancada. O seu pai possuía uma pequena oficina de fazer pregos e cravos e uma loja de mercearias.

Frequentou a Escola Normal de Aveiro, onde concluiu o curso de professor primário. Exerceu o ensino nas escolas de Recardães e Castanheira do Vouga.

Casou em 1937, com D. Antónia Valente da Silva, professora primária, natural de São Tiago Maior, Beja, falecida em 23 de Setembro de 1953, durante um parto, apenas com 37 anos. Deste casamento nasceram três filhos: Francisco António, advogado, D. Maria Fernanda, professora primária e Arménio António, formado em Letras.

Dedicou uma grande parte do seu tempo às letras, como era sua paixão. Foi autor de poesia e de publicações ligadas ao ensino da língua portuguesa:

-"Prontuário Escolar : Formulário, Guia Prático e Notas de Legislação do Ensino Primário, 1937;

-"Prontuário Escolar : Guia Prático e Notas de Legislação", 1939

-"O Último Romântico: Canções do Amor de Deus, do Próximo e da Pátria", 1954; 

-"Da Educação e do Ensino", 1956;

-"Ao Redor do Globalismo", 1958;

-"As Estradas e os Loucos", 1959;

-" Por Bem da Língua", 1960;

Colaborou em vários jornais e revistas da época, foi membro das tertúlias de índole cultural, participou em numerosos colóquios sobre a linguística e o ensino.

Foi um dos grandes impulsionadores e autor da famosa revista “VALONGO À VISTA” que, no ano de 1943, foi apresentada ao público, integrada na inauguração da Casa do Povo de Valongo do Vouga, e que tanto êxito alcançou.

A Junta de Freguesia, dedicou-lhe o nome da rua que passa em frente à sua casa.

 

 


Comentar


Código de segurança
Atualizar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS