A Árvore de Natal

Em quase todos os lares da Vila, está reservado um lugar especial para a tradicional árvore de Natal. Mas esta tradição é relativamente recente nesta terra e no nosso país.

O tradicional presépio foi, durante muito tempo, a única decoração desta quadra festiva. Até aos anos 50, a árvore de Natal era mal vista nas cidades e nos campos completamente ignorada.

Contudo, hoje em dia, esta tradição está completamente enraizada na tradição natalícia da Vila.

A tradição dizia que, no Natal, o Menino Jesus trazia presentes aos meninos que se portaram bem, mas o Pai Natal tem vindo a por de lado esta tradição de séculos.

 

Até finais dos anos 80, os pedidos eram feitos ao Menino Jesus e no dia 24 de Dezembro à noite, antes das crianças se deitarem, colocavam o sapato junto da lareira, para que o Menino Jesus lá deixasse os presentes. No dia 25 de Dezembro, logo pela manhã, lá íam a correr para ver se o Menino Jesus nos tinha dado alguma coisa!...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mónica Silva Vence a Maratona S. Silvestre no Porto

    A valonguense Mónica Silva (S. C. Salgueiros) foi a vencedora da 28ª Lidl S. Silvestre Portoc om o tempo oficial de 35:20. A prova teve lugar no passado domingo, dia 8 de Janeiro.
  • “Planeta Alegria”, de Valongo do Vouga para o mundo

      O programa “Planeta Alegria”, também conhecido como o programa dos “apanhados” na rádio é um programa radiofónico, gravado na localidade de Valongo do Vouga e transmitido um pouco por todo o mundo, com...