Jogo da Cirumba
 
 
Este jogo exigia apenas seis pessoas, nem mais nem menos. Dai acabar por ser jogado essencialmente nas escolas. Começáva-se por desenhar um retângulo no chão, com dois corredores laterais paralelos e um central, perpendicular ao dois laterais. Havia uma equipa dentro dos corredores do retângulo (3 jogadores) e uma de fora (3 jogadores) a tentar entrar, tentantando atravessar todo o campo de jogo, do primeiro corredor até ao último, e depois fazer o percurso inverso, sem ser tocado, pois ai perderia.Apenas o jogador do primeiro corredor lateral podia passar para o corredor central para tentar apanhar os jogadores da outra equipa. Penso que bastava um dos jogadores conseguir fazer a travessia com êxito para que a equipa ganhasse.
Com a construção da Escola C + S de Valongo do Vouga, passou a ser muito mais simples jogar a cirumba, já que mesmo em frente ao edifício principal, o padrão dos materiais usados no chão são o desenho perfeito de uma cirumba, bastava delimitar o retângulo.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mónica Silva Vence a Maratona S. Silvestre no Porto

    A valonguense Mónica Silva (S. C. Salgueiros) foi a vencedora da 28ª Lidl S. Silvestre Portoc om o tempo oficial de 35:20. A prova teve lugar no passado domingo, dia 8 de Janeiro.
  • “Planeta Alegria”, de Valongo do Vouga para o mundo

      O programa “Planeta Alegria”, também conhecido como o programa dos “apanhados” na rádio é um programa radiofónico, gravado na localidade de Valongo do Vouga e transmitido um pouco por todo o mundo, com...