Jogo das Pedrinhas
Eram precisas cinco pequenas pedrinhas arredondadas como material.
Escolhia-se o local do jogo, normalmente no chão ou na soleira da porta. Depois, com os jogadores dispostos em círculo iniciava-se o jogo; as cinco pedrinhas eram lançadas ao chão de forma a ficarem o mais juntas possível. O primeiro jogador agarrava uma pedrinha, lançava-a ao ar e apanhava-a sem a deixar cair. Entretanto tinha que tirar do conjunto que estava no chão uma pedra e apanhar, com a mesma mão, a que estava em queda. Então juntava novamente as cinco pedrinhas e lançava-as de novo ao chão.
Repetia a operação anterior, só que, quando lançava a pedrinha ao ar, em vez de apanhar uma pedra teria de apanhar duas.
Prosseguia assim, até às cinco, caso conseguisse desenvolver as acções com êxito. Se falhasse dava a vez a outro jogador. Quando voltasse a jogar, recomeçava na situação que tinha falhado.
Após terminado o último lançamento, teria que pegar nas cinco pedras, lançá-las ao ar e tentar apanhá-las nas costas da mão.
Ganhava quem conseguisse ficar com o maior número de pedras nas costas da mão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mónica Silva Vence a Maratona S. Silvestre no Porto

    A valonguense Mónica Silva (S. C. Salgueiros) foi a vencedora da 28ª Lidl S. Silvestre Portoc om o tempo oficial de 35:20. A prova teve lugar no passado domingo, dia 8 de Janeiro.
  • “Planeta Alegria”, de Valongo do Vouga para o mundo

      O programa “Planeta Alegria”, também conhecido como o programa dos “apanhados” na rádio é um programa radiofónico, gravado na localidade de Valongo do Vouga e transmitido um pouco por todo o mundo, com...